sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sedentarismo


Sedentarismo


Sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Considerado como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
Pessoas com poucas actividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Sabe-se que o sedentarismo tem prevalência de até 85% em alguns trabalhos e é a principal causa de aumento da incidência de várias doenças, como a obesidade, dislipidemias, infarto do miocardio, acidente vascular cerebral (derrame), cancro, etc.

A inactividade dobra as chances de uma pessoa desenvolver coronariopatia, alem de ser risco para morte súbita.

Segundo um estudo feito pelos cientistas britânicos, as pessoas Sedentárias envelhecem mais rápido que as pessoas normais.
a equipa de cientistas tambem analisou amostras de ADN de cada um para estudar o comprimento dos telômeros (são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomas) nos seus glóbulos brancos, que formam o sistema imunológico.




Fonte: vários sites brasileiros

Sem comentários: